O que significa SUDEP?

O que significa SUDEP?

SUDEP, sigla para designar morte súbita em epilepsia, significa morte inesperada, súbita, não traumática, em uma pessoa com epilepsia, associada ou não a uma crise. Na avaliação pós mortem não há indícios de causas anatômicas ou toxicológicas que justifiquem.

Ainda não se conhece o mecanismo responsável, porém existem evidências relacionadas a mecanismos autonômicos, pulmonares e cardíacos. A incidência varia de 1-2/1000 em pessoas com epilepsia, a 3-9/1000 naqueles com crises refratárias.

Mesmo sem se conhecer o mecanismo fisiopatológico do SUDEP, sabe-se que existem pessoas com maior risco de desenvolvê-lo. Os principais fatores de risco conhecidos são:

● Início precoce da epilepsia
● Uso de múltiplas medicações antiepilépticas
● Tempo de duração da epilepsia
● Não controle das crises
● Mudança frequente das medicações
● Atraso do desenvolvimento psicomotor
● Crises tônico-clônicas generalizadas

O que se pode fazer para minimizar esses riscos é o acompanhamento regular das crises, evitar uso de álcool e drogas recreativas, não esquecer-se de tomar a medicação além de regime de sono adequado.

Quando possível, é importante avaliar a possibilidade de outras terapias associadas às medicações para as pessoas com epilepsia refratária como cirurgia, dieta e terapia VNS.